Azoofa indica: 10 shows para curtir no feriado em São Paulo

É só pintar um feriado pela frente que a maioria dos paulistanos pensa a mesma coisa:

- Vou aproveitar para viajar!

Mas nem sempre isso é possível, e - acredite - nem sempre a melhor opção é sair da cidade. Embora viajar seja essencial para a saúde mental de quem vive a maior parte do ano rodeado de prédios, buzinas e misto quente a 10 reais, ficar em São Paulo nos dias em que todos foram para a praia reserva a esses corajosos uma cidade mais amigável, tranquila e com menos filas.

E há um certo ar de cordialidade entre os remanescentes. Um certo clima de "ih, você ficou também? é...fazer o quê? então vamos aproveitar!". Algo como uma dose extra de vontade em transformar aquela sexta, sábado e domingo em dias tão legais quanto se todos estivéssemos à beira do mar de Paraty.

Por isso, e especialmente para você que vai passar o feriado na cidade, o Azoofa selecionou 10 shows imperdíveis que vão rolar na próxima sexta (15), sábado (16) e domingo (17) - e falou com cada um dos 10 artistas escolhidos, para eles te contarem o que estão preparando.

Confira:

SEXTA-FEIRA

  RAEL 

Onde | Da Leoni (Rua Augusta, 591 - saiba mais detalhes sobre o show, a casa e sua localização)

Porque você deveria ir | A turnê do disco "Ainda Bem Que Eu Segui as Batidas do Meu Coração" vem sendo elogiada por onde passa. E vai rolar alguma surpresa - quem diz é o próprio Rael.

Fala, Rael! 

"Esse show será muito especial. A resposta ao meu novo disco por aqui tem sido ótima, desde que lancei. Sempre shows com casa cheia e todo mundo cantando todas. Eu acho (e espero, rs!) que a rapaziada vai chegar em peso. Embora o show seja do "Ainda Bem que Eu Segui as Batidas do Meu Coração", sempre entram faixas do "MP3" [disco anterior] e até alguns covers. Gosto muito de reggae e sempre faço algo do Bob Marley. Quanto a possíveis participações, quem sabe? Acho que em todos os meus shows do disco novo aqui em SP acabou rolando alguma participação - programada ou não. Tenho pra mim que dessa vez não vai ser diferente."

Um gostinho do que virá

LUI COIMBRA & MONICA SALMASO

Onde | Sesc Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822 - saiba mais detalhes sobre o show, a casa e sua localização)

Porque você deveria ir | No show, Lui Coimbra exercita seu talento multi-instrumental, tocando instrumentos como violoncelo, rabeca, guitarra portuguesa e charango. E ver Monica Salmaso é sempre motivo suficiente para sair de casa.

Fala, Monica!

"Eu conheço o Lui há muitos anos. Fizemos uma turnê do projeto Pixinguinha juntos em 2005 e ambos fizemos parte de um grupo chamado Orquestra Popular de Câmara. Já cantamos juntos muitas vezes e fazia tempo que isso não acontecia. Ele me convidou para participar deste show e eu fiquei muito feliz com o convite. Vamos fazer juntos, do meu repertório, as músicas "Menina amanhã de manhã" do Tom Zé, e "Canto em Qualquer Canto" da Ná Ozzetti e Itamar Assumpção. Depois faremos uma canção da Ceumar e da Alice Ruiz chamada "Avesso" e uma do Lui com nosso amigo português Thiago Torres da Silva chamada "Seguir o fado". Minha expectativa é a melhor possível. Vou rever um amigo musical, vamos nos divertir e mostrar com muito prazer o que gostamos de fazer para as pessoas que estiverem lá."

Um gostinho do que virá

    TARÂNTULAS E TARANTINOS 

Onde | Puxadinho da Praça (Rua Belmiro Braga, 216 - saiba mais detalhes sobre o show, a casa e sua localização)

Porque você deveria ir | É como ir numa festa em que Tarantino será DJ - mas com o bônus de ser uma boa banda ao vivo executando as músicas que compõem as trilhas sonoras dos filmes do diretor.

Fala, Tarântulas! (pela voz de Luiz Thunderbird)

"Esse é um show especial na formação trio, onde tocaremos músicas das trilhas da maioria dos filmes de Tarantino e também faremos um bis especial, com 3 sugestões para futuros filmes do Quentin. Já discotequei no Puxadinho e me senti num lugar muito especial, o ambiente é ótimo e as pessoas são maravilhosas. A proximidade com o público nos traz a oportunidade de olhar diretamente no rosto de quem está na plateia. Vai ser um show incandescente!"

Um gostinho do que virá

 

SÁBADO

 

DANIEL GROOVE

Onde | Baixo (Rua Bela Cintra, 483 - saiba mais detalhes sobre o show, a casa e sua localização)

Porque você deve ir | O músico Daniel Groove vai tocar canções do excelente disco "Giramundo". A banda conta com Saulo Duarte, Beto Gibbs e João Vasconcellos, além das participações especiais de Juliano Gauche e Diogo Soares.

Fala, Daniel!

"A casa é um encanto, com decoração e serviços impecáveis, e surgiu bem num momento onde o Studio SP e outras casas que davam abrigo à música autoral estavam fechando as suas portas. De uns meses pra cá, o Baixo tem sido palco de encontro de muitas revelações da nova música brasileira. Mas o destaque fica por conta da atenção da casa com os músicos que lá se apresentam. É sempre gratificante tocar num espaço que valoriza o momento do show como o clímax da noite, o artista se sente valorizado. O show de sábado tem como base o novo disco, que ainda tá bem fresco e a gente vibra muito tocando, mas traz também algumas surpresas - versões como "Jorge Maravilha" do Chico, "Você Vai se Arrepender", do cantor romântico Bartô Galeno, e até algumas composições inéditas. Destaque também para as participações especiais de João Vasconcelos, que co-produziu o disco comigo, do Saulo Duarte e do Beto Gibbs, que gravou a maioria das baterias do disco. A noite conta ainda com as participações de Juliano Gauche e Diogo Soares (Los Porongas). Espero todos lá!"

Um gostinho do que virá

 

VERÔNICA FERRIANI

Onde | Auditório Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, S/N - Portão 03 - Parque Ibirapuera - saiba mais sobre o show, a casa e a localização)

Porque você deve ir | Verônica Ferriani é uma cantora poderosa. Neste show, ela lança "Porque a Boca Fala Aquilo do Que o Coração Tá Cheio", seu primeiro disco autoral. Sua voz única terá a companhia de Rodrigo Campos, Thiago França, Régis Damasceno e outros talentos da nova geração da MPB.

Fala, Verônica!

"A expectativa está ótima, instigante, pois há uma grande novidade envolvida no processo, que é a de interpretar minhas próprias músicas.  No palco as canções ganham mais vida própria e eu estou muito curiosa com esse novo momento, já que sempre gostei mesmo é de interpretar. Por serem minhas canções, tenho especialmente a vontade de sentir a dimensão que elas podem ganhar no palco. Estarei acompanhada por um time que tem tudo a ver com esse disco, tanto porque gravaram, quanto porque têm acompanhado o processo há algum tempo. E é um timaço, né? Eu já toquei com muita gente e eles, na verdade, são pessoas com as quais eu já tinha alguma relação - sou super fã - e que senti que mais tinham a ver com o som e a personalidade que eu imaginava pra estas composições. Rodrigo tinha participado de um show de meu primeiro disco, em 2009, e desde então nos tornamos amigos. Ele foi a primeira pessoa a quem mostrei minhas canções e o primeiro a me incentivar a gravar um disco com elas. Thiago França foi meu companheiro de Ó do Borogodó por muitos anos, assim como Alexandre Ribeiro (clarone). Se você reparar, muita gente passou por aquele mesmo processo de mergulho no samba que eu passei, e depois cada um foi descobrindo mais outros caminhos. Marcelo Cabral e eu estudamos música e começamos juntos, além de ele ter gravado os baixos todos de meu primeiro disco. É quem me conhece há mais tempo. Pepe Cisneros também gravou no primeiro disco, além de outros projeto especiais que fizemos juntos... Régis é com quem tenho uma relação mais recente. A sensibilidade dele ao violão 12 cordas me remete a alguma coisa que guardo ainda do interior - sou de Ribeirão Preto - e as participações dele no show (e no disco) são pontuais e imprescindíveis. E o repertório será bem focado neste álbum, neste momento. Estou muito feliz também de que a estreia seja no Auditório Ibirapuera, templo da música em São Paulo, com uma arquitetura exuberante que realiza também o meu lado arquiteta."

Um gostinho do que virá

 

SUBMARINOS

Onde | Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93 - saiba mais sobre o show, a casa e sua localização)

Porque você deveria ir | Este é o primeiro show da banda após o lançamento do ótimo "Pela Mágica da Imaginação", estreia fonográfica do grupo que reúne Júnior Boca, Juliana R., Marcelo Cabral, João Leão e Tony Gordin.

Fala, Submarinos! (pela voz de Júnior Boca)

"Pra gente é sempre ótimo tocar ao vivo, levar para o palco essa atmosfera e o som do disco [este será o show de lançamento do álbum "Pela Mágica Imaginação"]. São processos diferentes, gravação e show. Depois de passar esses meses gravando é muito bom encontrar todo mundo e tocar junto, não só pelo tocar mas pela reunião que isso proporciona. Somos amigos, tocamos cada um em diversos projetos diferentes e cada oportunidade de encontro nosso é especial. Vamos tocar as músicas do disco e mais 2, uma da Juliana R. e uma do nosso amigo Juliano Gauche, que lançou disco há pouco tempo e também é parceiro em tudo. Gostamos de tocar músicas de amigos, é tanta gente com disco bom que dá vontade de colocar várias dessas canções no show. Nos próximos queremos tocar Tatá Aeroplano, Mr. Spaceman e Cidadão Instigado".

Um gostinho do que virá

    BIXIGA 70 Onde | Praça Victor Civita (Rua Sumidouro, 580 - (saiba mais sobre o show, a casa e sua localização) Porque você deve ir | O Bixiga 70 está na lista dos melhores shows deste ano de 2013. Na rua, de graça e de dia, promete ser histórico - como foi o de domingo passado no Largo da Batata. Não perca por nada. Fala, Bixiga! (pela voz de Décio7) "Realmente domingo passado foi incrível. Essa situação, na rua e de graça, é perfeita para nós. Acreditamos que a apropriação dos espaços públicos é muito importante para a cidade nos dias de hoje, onde muitas  pessoas tendem a viver dentro de locais fechados como shoppings, condomínios e prédios, com medo da rua. A rua tem que ser um local de troca e lazer. Por isso, a banda se envolveu no dia do Grafitti, onde tocamos na rua, em frente ao nosso estúdio todos os anos, para afirmar a nossa postura e contribuir com nosso bairro. Recentemente participamos de uma ocupação pacífica no terreno ao lado teatro Oficina, no bairro do Bixiga. No show desse domingo tocaremos o nosso novo show na íntegra."
Um gostinho do que virá

SAMBASONICS

Onde | Grazie a Dio (Rua Girassol, 67 - saiba mais sobre o show, a casa e sua localização)

Porque você deveria ir | Pra dançar. O Sambasonics faz um show animado em que mistura samba, funk e outros grooves. Nessa noite, eles convidam a cantora Renata Pizzi. E o Grazie a Dio é uma das mais tradicionais casas de shows de São Paulo. No coração da Vila Madalena, o espaço é obrigatório para quem quer conhecer o que é que a noite paulistana tem.

Fala, Sambasonics! (na voz de Marcelo Munhoz)

"Apesar de termos ficado 10 anos residentes no Grazie a Dio (nas domingueiras), o público foi se renovando, então hoje em dia, fazer um sábado lá é bem legal, temos a sensação de estar tocando para um público diferente. Outra coisa bacana é a sensação de estar "Jogando em casa", criam-se laços de amizades com praticamente todos os funcionários, desde a portaria, garçons, meninas do caixa, o Seu Zé (da cozinha), DJ, e o mais importante a rapaziada da técnica (Jailton e assistentes) com quem trabalhamos diretamente. Para esse sábado 16/11, teremos 3 participações especiais. A começar pela cantora, convidamos a Renata Pizzi, que canta samba pra caramba, com uma divisão super balançada. O baterista será o Fabio Canella, que já gravou e tocou (ou melhor, que grava e toca) com tanta gente boa, super talentoso. Na percussão, convidamos o Hugo Valsi, que hoje em dia está nos "Os Originais do Samba".

Um gostinho do que virá

DOMINGO

 

BLUBELL

Onde | Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93 - saiba mais sobre o show, a casa e sua localização)

Porque você deve ir | O show marca o lançamento do terceiro disco da cantora, "Diva é a Mãe" - o que significa que você vai ouvir em primeira mão as versões ao vivo das novas canções de Blubell, uma das artistas mais interessantes da atual cena paulistana.

Fala, Blubell!

"Estamos preparando um show cheio de surpresas...Tô louca pra contar, mas não posso! Tudo que posso contar é que vai ser um show com bastante marcação de cena. Todas as 11 canções do disco estão presentes. Mas o show tá mais dinâmico que o anterior, mais cheio de assunto. Minha meta é fazer com que essa 1h30 pareçam 15 minutos...Será que eu consigo? rs!"

Um gostinho do que virá

  EU QUERO BOTAR MEU BLOCO NA RUA
Onde | Circo Paratodos (Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 - saiba mais sobre o show, a casa e sua localização)

Porque você deve ir |  Este será o último show do tributo ao poeta Sérgio Sampaio reunirá artistas como Tatá Aeroplano, Gustavo Galo, Juliano Gauche, Gustavo Cabelo, Zé Pi, Gustavo Souza, João Leão e Daniel Lima, em Pocket Show com João Sobral & banda. E aproveite para conhecer o Circo Paratodos, espaço para shows e apresentações inaugurado neste mês.

Fala, turma! (pela voz de Juliano Gauche) "Neste domingo, faremos a última edição deste show comemorativo dos 40 anos do disco "Eu Quero Botar Meu Bloco na Rua". Já fizemos dois outros, no Sesc Vila Mariana e Sesc Sorocaba, e agora faremos este para celebrar com mais liberdade a alegria que nos dá interpretar o disco. Com certeza será uma festa linda, digna da importância do Sampaio na nossa música. Cheguei em São Paulo com o disco "Hoje Não", onde só canto canções do Sérgio, debaixo do braço, e foi assim que conheci o Tatá e o Galo. Desde então, a gente se reúne em torno da arte de compor e sempre com o Sampaio como ídolo comum. Fazer este show é só uma das consequências desses encontros. Acho que fica claro pra quem nos vê o quanto essas canções nos envolvem e nos une."    
Quem escreveu
Eduardo Lemos

Jornalista, é sócio da Navegar Comunicação e Cultura, agência que atende clientes como Os Paralamas do Sucesso, Mostra Cantautores, Luiz Gabriel Lopes e Cao Laru. É idealizador do festival Navegar Noites Musicais, cuja primeira edição aconteceu em 2017, em Paraty, e do projeto Nick Drake: Lua Rosa, em homenagem ao músico inglês.

Comentários
Postagens relacionadas

06/12/2019 Geral

LANÇAMENTOS DE DEZEMBRO

30/11/2019 Geral

LANÇAMENTOS DE NOVEMBRO

21/11/2019 Geral, Entrevistas

A ESSEPÊ DE JONNATA DOLL

13/11/2019 Geral, Entrevistas

LUCAS, DA MAGLORE, LANÇA CLIPE SOLO

07/11/2019 Geral, Entrevistas

O MANIFESTO AFRO, POP E ROCK DE CHICO CESAR

Shows relacionados
FESTIVAL NOVOS TALENTOS NO PARQUE
14/12/2019 - 16:00 hs
até 26/01/2020 - 16:00 hs
Parque do Ibirapuera
grátis
FESTIVAL NOVOS TALENTOS NO PARQUE
TEAGO OLIVEIRA
14/01/2020 - 20:00 hs
Blue Note SP
R$30 a
R$60
comprar
TEAGO OLIVEIRA
FILIPE CATTO
11/01/2020 - 20:30 hs
até 12/01/2020 - 19:30 hs
Bona
FILIPE CATTO
ISADORA CANTO
11/01/2020 - 16:00 hs
até 12/01/2020 - 16:00 hs
Teatro J. Safra
ISADORA CANTO
ANA CAÑAS
10/01/2020 - 21:30 hs
até 11/01/2020 - 21:30 hs
SESC Pompeia
ANA CAÑAS
HUMBERTO GESSINGER
11/01/2020 - 22:00 hs
UnimedHall
R$100 a
R$80
comprar
HUMBERTO GESSINGER
TERRA CELTA
11/01/2020 - 19:00 hs
The House
R$30 a
R$70
comprar
TERRA CELTA